O que é CDN?

CDN é abreviação de Content Delivery Network (ou Rede de Distribuição de Conteúdo). É uma rede de servidores (pontos de presença) que armazenam réplicas do conteúdo de outros sites na memória (cache) e depois os entrega aos visitantes, baseando-se na localização geográfica para conectá-los ao servidor mais próximo e mais rápido, reduzindo o tempo de transferência dos dados (latência). A CDN também se comunicará com o servidor de origem para entregar qualquer conteúdo que não tenha sido previamente armazenado em cache. Além disso seu uso permite que o site suporte melhor ataques DDoS e mantenha alta disponibilidade, por estar presente simultaneamente em diferentes datacenters. As CDNs mais modernas, contam também com recursos como Cache de Conteúdo Dinâmico, para aliviar o processamento do servidor e acelerar ainda mais as páginas, e Web Application Firewall (WAF), para dar mais segurança aos sites e e-commerces. As redes de distribuição de conteúdo são usadas para interações B2B e no fornecimento de conteúdo aos consumidores. Hoje, à medida que mais aspectos da vida diária se movem on-line, as organizações usam as redes de entrega de conteúdo para acelerar conteúdo estático, conteúdo dinâmico, conteúdo móvel, transações de comércio eletrônico, vídeo, voz, jogos, etc.

         12 bons motivos para você usar uma CDN

Tecnologia evoluir rapidamente não é novidade para ninguém, na verdade hoje em dia é o esperado. O problema é que a Tecnologia da Informação está presente em tantas frentes distintas que fica difícil acompanhar. Para um médico ler todas as publicações de um ano precisaria de mais de 400 dias lendo sem parar. Acredito que na TI estejamos avançando a passos largos na mesma direção. A consequência dessa enxurrada de informação é que, muitas vezes, você acaba ficando para trás por não conhecer algo que evoluiu e se tornou útil, ou até mesmo essencial. O que levou a este artigo. A maioria dos profissionais web já se deparou com o termo CDN – Content Delivery Network (Rede de Distribuição de Conteúdo) – ou leu a respeito. O conceito é simples, espelha-se o conteúdo do site de seu servidor de origem(onde está hospedado) para servidores distribuídos geograficamente em datacenters estratégicos, para que, ao acessar um site, o usuário final receba os arquivos armazenados no data center mais próximo, reduzindo assim a latência e melhorando a experiência do usuário. Para ter uma ideia, calcula-se que mais da metade do tráfego mundial passa por CDNs e só a Akamai, a maior delas, trafega 30% de todos os dados do planeta. Todos os grandes sites, como Google, Facebook, Youtube, Amazon, utilizam CDNs. Mas agora esta tecnologia está também acessível a médias e pequenas empresas, através de novas CDNs e novas tecnologias.

                                                            Por que usar um CDN?

Muitas das melhores marcas e sites hoje em dia usam CDNs porque servem a audiências globais e precisam entregar conteúdo de forma rápida e eficiente. De acordo com o site BuiltWith, mais de 51% dos top 10.000 sites do mundo estão usando uma CDN. Se expandirmos a análise para os top 100.000 esta proporção cai significativamente. O motivo para isso é muito simples – as empresas menores ainda não perceberam o quão benéfica uma CDN pode ser.

No Brasil este cenário é ainda pior, pois graças à falta de alternativas competitivas em nosso mercado havia apenas um grande player internacional cobrando muito caro pelo uso de sua CDN. Isto criou a associação do termo “CDN” a algo “caro” e “apenas para as grandes empresas”. Felizmente este cenário mudou e hoje existem alternativas bastante viáveis economicamente, mesmo para as micro e pequenas empresas.

                                                          A evolução do tamanho médio das páginas web

O tamanho médio das página Web vem crescendo rapidamente à medida que a velocidade de conexão à internet melhora. Segundo o httparchive.org, o tamanho médio das página na web em 2010 era de 632 KB,  em 2016 é 2.456 kB. Um crescimento de 389%!

 

Azure web, Hospedagem de sites, cloud server brasil, cloud server eua, revenda de Hospedagem

(021) 2146-5784

CNPJ 17.409.674/0001-47

atendimento@azureweb.com.br

                                                                                  azureweb © 2018. Todos os direitos reservados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *