Instalação PrestaShop: como começar uma loja virtual

A PrestaShop é uma plataforma gratuita de comércio eletrônico para você criar e gerenciar uma loja virtual. A plataforma é completa, dinâmica e possui funcionalidades simples para ajudar você independente do tamanho do seu e-commerce.

A Prestashop se destaca por oferecer uma forma fácil para construir uma loja virtual, pois existem diversos templates e addons que auxiliam na customização e facilitam alguns processos como, por exemplo, configurar as formas de pagamento – há addons prontos para usar. A plataforma disponibiliza também relatórios de compra, informações de clientes, uma fácil adição de produtos, formas de frete e muito mais.

Venha aprender neste post como realizar a instalação PrestaShop na sua hospedagem.

No plano de hospedagem da AzurewebPrestaShop pode ser instalada facilmente através do cPanel com o Instalador Automático – que realiza a instalação em poucos minutos, sem que você tenha trabalho com configurações específicas ou transferência de arquivos. Veja como é simples:

Como instalar a PrestaShop via Instalar Automático

Os servidores da Azureweb já estão preparados para receber qualquer instalação PrestaShop. Para realizar a instalação, basta seguir os passos abaixo:

1. Acesse o cPanel de sua hospedagem pelo endereço www.seudominio.com.br/cpanel (substitua seudominio.com.br pelo endereço do seu site) e faça login com seus dados;

2. No cPanel localize a seção Software/Serviços e clique no ícone do Softaculos Apps Installer;

4. No momento que você clicar na opção, as informações sobre o sistema aparecem no centro da página. Para prosseguir com a instalação clique em Install Now.

5. Após isso, preencha os campos do formulário abaixo:

A) No campo Choose Protocol: Você pode escolher instalar com o protocolo HTTPS, se o seu site tiver o Certificado SSL;
B) No campo Seleccione Dominio: Na lista de domínios disponíveis em sua hospedagem, selecione em qual você deseja fazer a instalação PrestaShop;
C) Em Directório: Você pode criar ou informar um diretório onde deseja instalar o sistema. Importante: Se quiser que ele seja acessível a partir de seu domínio principal (seudominio.com.br, por exemplo), deixe em branco o campo após o seu domínio. Caso deseje instalar em um subdiretório, informe o nome logo após a barra, por exemplo ‘loja’, assim a PrestaShop será instalada em seudominio.com.br/loja;
D) Store Name: informe o nome da sua loja;
Como uma medida de segurança, o PrestaShop fornece uma opção para alterar a URL padrão de acesso ao painel administrador, você pode alterar isso na opção Old Admin Folder (E)..

F) Admin Email: informe o e-mail do usuário para administração da PrestaShop;
G) Admin Password: crie a senha de acesso ao PrestaShop;
As opções First Name (H) e Last Name (I): são para informar o primeiro nome e sobrenome do administrador;
J) Em Advanced Options você encontra algumas opções adicionais para configurar antes da instalação;
K) Em Email installation details to: você informa o e-mail que irá receber as informações da instalação.

6. Com todos os campos acima preenchidos, clique em Instalar;

7. Após a finalização do processo, você poderá visualizar o endereço de acesso ao painel administrativo (Endereço de Administração). Estes dados também serão enviados ao e-mail informado na instalação.

8. Parabéns,  a PrestaShop foi instalada com sucesso!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *