Entenda como o Marketing de Conteúdo pode impulsionar seu site

Mais do que nunca, toda empresa pode se beneficiar de uma presença digital forte. Isso inclui ter um website próprio e fazer dele o principal ativo da sua marca na internet.

Muita gente tenta, sem sucesso, ganhar reconhecimento e gerar vendas pela web sem aplicar boas práticas de Marketing Digital.

Como nada disso acontece, alguns culpam a estratégia em si, e outros acham que a única forma de ter sucesso é por investir milhares de reais em anúncios.

Nenhum dos dois extremos é bom. É preciso olhar além, para estratégias que funcionam no longo prazo, como o Marketing de Conteúdo.

Quer saber como essa tática pode alavancar o seu site de uma vez por todas, sem esperar por milagres nem investir demais em soluções incertas? Então vamos lá!

Por que o Marketing de Conteúdo é mais importante do que nunca

Você sabia que o Marketing de Conteúdo já é adotado por mais de 70% das empresas no Brasil? Por que tanta popularidade, afinal?

A resposta a essa pergunta pode ser dividida em 3 partes, que você verá em mais detalhes abaixo:

Relacionamento com o público
Já se foi o tempo em que as empresas ditavam todas as regras da relação entre marca e consumidor, sem qualquer consequência ou ameaça do seu poder.

Em tempos de redes sociais e amplo acesso à informação, são os compradores que detém todo o poder de negociação. O que isso muda, na prática?

Os clientes são mais exigentes e aprenderam a ignorar as investidas de empresas que só querem saber de ganho próprio (leia-se “empurrar produtos que os consumidores não precisam só para lucrar mais”).

É preciso estabelecer uma relação de confiança primeiro, e só depois oferecer produtos que se encaixem nas necessidades do cliente, e o Marketing de Conteúdo funciona com esse objetivo.

Exposição e reconhecimento
Nunca foi tão fácil divulgar um produto ou serviço como hoje. Contratar um domínio e um plano de hospedagem é simples e barato, o que permite até a pequenas empresas ter sites de qualidade como canal de marketing.

Por outro lado, isso aumenta a concorrência por atenção e torna mais difícil conseguir a exposição e reconhecimento que levam à venda. A solução?

Posicionar-se como autoridade no mercado, e não há forma mais eficaz de fazer isso que por meio de uma estratégia de conteúdo.

Venda de produtos e serviços
O objetivo de todo negócio é vender, isso ninguém pode contestar. Mas qual é a melhor abordagem de vendas? Como já falamos, não basta sair oferecendo produtos e serviços, mesmo que a pessoa precise deles.

É preciso respeitar a jornada do cliente, que começa com pesquisas sobre uma dor que ele enfrenta. Só depois de consumir conteúdo e tirar essas dúvidas é que ele vai se preocupar em escolher uma solução.

Quando aplicado da forma correta, seguindo o que chamamos de funil de vendas, o Marketing de Conteúdo consegue conduzir uma pessoa interessada por toda a jornada até se tornar cliente.

4 maneiras pelas quais o Marketing de Conteúdo pode impulsionar seu site

Há vários motivos para adotar uma estratégia sólida de conteúdo. Vamos considerar 5 deles, e a lista pode até incluir alguns que você nunca tenha imaginado.

Se ainda está na dúvida do que pode receber adotando essa tática, aqui estão os principais benefícios:

1. Aumento de tráfego qualificado
O benefício mais óbvio de produzir conteúdo de qualidade é atrair pessoas que têm potencial para se tornar seus clientes.

Acabamos de falar sobre a jornada do cliente, que começa com uma simples busca. Pois então, o que ela vai encontrar é conteúdo criado especificamente para tirar suas dúvidas (não para vender de forma direta).

Conteúdo é a principal forma de atrair as pessoas certas ao seu site, e a partir daí desenvolver uma relação mais próxima com elas.

2. Autoridade de domínio
Os sites de busca estão entre as fontes mais importantes de tráfego para um site. Mas pesquisas mostram que 75% das pessoas nunca passam da primeira página de busca do Google.

Logo, a pergunta é: como fazer para alcançar essa posição? É um trabalho complexo e que leva tempo, já que são mais de 200 fatores de ranqueamento!

Um deles, porém, é a autoridade de domínio, que analisa se o endereço do seu site é confiável e não representa ameaça de oferecer conteúdo que não seja útil para a sua persona  — ou potencialmente perigoso — para os usuários.

Quanto mais conteúdo de qualidade o seu site tiver, maior será sua autoridade de domínio e, por sua vez, as chances de se dar bem nos resultados das buscas.

3. Volume de buscas
Segundo a terceira lei de Newton, toda ação gera uma reação proporcional. Em alguns casos, esse efeito pode causar um ciclo, quer seja vicioso, quer virtuoso.

Felizmente, é o segundo caso que se aplica quando falamos sobre o efeito do Marketing de Conteúdo nos resultados do seu site.

Pare e pense: conteúdo de qualidade, que satisfaz as dúvidas da persona, ajuda a sua empresa a conseguir exposição e se tornar conhecida por mais pessoas.

Muitas dessas pessoas vão ficar curiosas, e pesquisar mais sobre a sua empresa no Google. A tendência é que encontrem mais conteúdo, e façam o ciclo se repetir.

4. Autoridade no mercado
Quando você busca alguma informação importante na internet, provavelmente não se acredita em qualquer fonte. Antes, procura os veículos e pessoas mais confiáveis, que são autoridades no seu assunto de interesse.

O mesmo acontece com alguém que busca informações e respostas antes de adquirir um produto ou serviço. Quem produz conteúdo se posiciona como autoridade, e é procurado pelas personas.

Nem é preciso muito esforço para perceber que os resultados de tais negócios são superiores em comparação com quem só segue a manada.

Os pilares do Marketing de Conteúdo para alavancar seu site

Já ficou claro que o Marketing de Conteúdo ajuda as empresas a se relacionar melhor com o público, ficar em evidência e vender mais. Mas isso certamente não acontece de forma automática.

O que é preciso para conquistar bons resultados com essa tática de marketing? Existem alguns pilares fundamentais que você precisa conhecer e respeitar antes de começar a planejar quais posts serão publicados no seu blog.

Tenha em mente que, como qualquer estratégia, o Marketing de Conteúdo não vai funcionar se não tiver seus princípios básicos respeitados. Eles são:

Persuasão
A persuasão é a habilidade de convencer alguém. Todos os dias precisamos dela, seja para que alguém acredite numa ideia, aposte em um projeto ou compre um produto.

O seu conteúdo também precisa ser persuasivo, ou seja, convencer a persona de que vale a pena dar atenção às ideias apresentadas e aplicá-las no seu dia a dia para ter bons resultados.

A persuasão é fruto de outras qualidades fundamentais no Marketing de Conteúdo, como:

storytelling: a capacidade de contar boas histórias, que envolvem e engajam;
conhecimento: falar com propriedade e convicção está diretamente ligado a entender, de fato, sobre o tema;
disciplina: quanto mais produzir conteúdo, melhor vai se tornar nisso. Mas é preciso disciplina para não desistir no começo.
Regularidade
Imagine uma lanchonete que faz o melhor lanche da cidade, mas não tem horário definido de funcionamento.

Você se daria ao trabalho de ir até lá a cada vez que quisesse um lanche — correndo o risco de ficar com fome — ou procuraria uma opção mais segura? A maioria das pessoas escolheria a segunda opção.

Da mesma forma, você pode produzir o melhor conteúdo do mundo, mas não vai conseguir uma audiência fiel se não tiver regularidade.

As pessoas precisam saber que podem contar com o material que a sua marca cria, mesmo que não publique com tanta frequência.

A automação de marketing pode ser de grande ajuda para engajar seus leitores com sucesso enquanto se dedica a outras atividades.

Paciência
Marketing de Conteúdo não é um esforço de curto prazo. Portanto, a falta de paciência pode condenar a sua estratégia e te impedir de levar seu site ao topo.

O segredo é entender porque é preciso considerar o Marketing de Conteúdo com calma, e que outras estratégias podem ser usadas para acelerar o processo.

Uma delas é o uso de links patrocinados, uma tática de curto prazo que pode dar o impulso necessário até os primeiros resultados orgânicos aparecerem.

Análise de resultados
Não caia na armadilha de analisar seus resultados pela intuição ou pela impressão de que o plano está de acordo com o esperado.

É preciso ter dados claros que mostrem, de forma exata, o que funciona e o que precisa de ajustes no seu conteúdo.

As aparências enganam, e pode ser que a sua ideia de progresso seja bem diferente do que os dados coletados realmente mostram.

Existem muitas métricas que podem ser facilmente acompanhadas, basta que você aprenda mais sobre elas e escolha as principais, de acordo com seus objetivos.

O Marketing de Conteúdo não está entre as principais armas de atração e conversão da maioria das empresas no Brasil e no mundo sem motivo. Ele é poderoso, veio para ficar e pode impulsionar radicalmente o seu site. Então, não perca tempo e comece agora mesmo o seu planejamento.

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