APT – E: SUB-PROCESS /USR/BIN/DPKG RETURNED AN ERROR CODE (1) [RESOLVIDO]

Galera, não sei o motivo desse erro. Nem sei explicar porque o método de correção funciona, mas funciona. Caso alguém queira contribuir com mais informações, por favor comente.

Após mexer muito em minha distribuição, transformando ela em LubuntuUbuntuXubuntu e alternando isso de várias formas, decidi parar em Lubuntu. Mas me deparava com o erro que está no título da dica, sempre que eu usava o apt-get:

E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)

Obs.: A mensagem é maior que isso, mas não capturei o restante. Tinha alguma coisa a ver com “–configure”.

Então, o que fazer? Consultei o oráculo e caí num fórum que dizia que para resolver esse erro, bastava deletar tudo do diretório /var/lib/dpkg/info.

Ao tentar fazer isso com o comando rm, recebia a mensagem de que o argumento era muito longo. Então, fui deletando aos poucos. Primeiro os que começavam com a letra “a”:

 sudo rm -rf /var/lib/dpkg/info/a.*

Depois outras letras. E assim por diante. Depois de apagar algumas letras aleatórias como A, X, Y, L, Z…, tentei o comando para limpar tudo:

 sudo rm -rf /var/lib/dpkg/info/*.*

E funcionou! Limpou. Depois disso, fiz:

$ sudo apt-get clean
$ sudo apt-get install -f
$ sudo apt-get update

E o erro sumiu. Suponho que o comando clean acima deveria apagar aqueles arquivos. Mas como estava o diretório muito cheio, por algum motivo, dizia que o argumento era longo. Por isso tive que apagar manualmente.

Feito isso, tudo ficou normal.

Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *